Fundo Hydro e IBS prorrogam inscrições para o edital Embarca Amazônia Aceleração

Estão prorrogadas, até 15 de julho, as inscrições para o Embarca Amazônia Aceleração, edital que apoia negócios sustentáveis. Agora, integrado ao Fundo Hydro, o programa realizado em parceria com a Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS) irá selecionar 12 negócios  de moradores dos municípios de Barcarena e Abaetetuba, no Pará.   


O Embarca Amazônia Aceleração, executado pelo Centro de Empreendedorismo da Amazônia, oferece um conjunto de oficinas, consultorias e aporte de capital com o objetivo de melhorar a produção e ampliar mercados. O programa tem duração de um ano, a partir da divulgação dos resultados, e irá promover oficinas e consultorias coletivas e individuais com especialistas em áreas como finanças, contabilidade, marketing e socioambiental. 


No edital também está prevista a realização de duas feiras de negócios para impulsionar as vendas e parcerias dos empreendimentos, além de um investimento em capital semente de até 50 mil reais, que poderá ser utilizado para compra de equipamentos, aquisição de insumos, investimentos em capacitações, ações de marketing, conforme as necessidades identificadas.


Podem se inscrever empreendedores com mais de 18 anos, com negócios em cadeias produtivas ligadas à floresta amazônica, especialmente nos setores de biodiversidade, turismo, gastronomia e artesanato. Serão disponibilizadas seis vagas para cada uma das seguintes categorias: Modelo de Negócio (modelos de negócios com protótipos e histórico de atuação) e Negócios (pequenos negócios já empresas pequenas já formalizadas). 


A integração ao Fundo Hydro marca a primeira ação da entidade em Abaetetuba, município vizinho à Barcarena. Para Eduardo Figueiredo, Vice-Presidente Sênior de Sustentabilidade e Impacto Social da Hydro, poder inaugurar uma nova fase do programa, que expande as atividades do Fundo Hydro para Abaetetuba é resultado de um esforço dedicado em sustentabilidade por mais territórios do Pará. 


“Na primeira fase, nosso foco era desenvolver os projetos e dar o impulso inicial para que os desenvolvedores entrassem no mercado. Agora, com a integração ao Fundo Hydro, o Embarca entra em uma nova fase de aceleração. Nosso objetivo é impulsionar ainda mais esses negócios, garantindo que alcancem seu pleno potencial e gerem um impacto positivo ainda maior na região”, afirma Eduardo Figueiredo, diretor executivo do Fundo Hydro e vice-presidente sênior de Sustentabilidade e Impacto Social na Hydro.


“O Embarca Amazônia volta ao território para fortalecer o empreendedorismo e promover o desenvolvimento sustentável, deixando um legado duradouro ao impulsionar a bioeconomia, gerar renda e criar oportunidades de vida digna para a juventude local.” afirma Victória Souza, assistente de projetos do Centro de Empreendedorismo da Amazônia. 


Em suas duas primeiras edições, o Embarca Amazônia alcançou a marca de 2300 inscritos e 717 participantes, que desenvolveram 27 modelos de negócio. “Trata-se de um projeto que já contribuiu muito para Barcarena e Abaetetuba e tende a contribuir muito mais. Isso faz parte do compromisso da Hydro com o desenvolvimento sustentável da Amazônia e das regiões onde atua, apoiando empreendedores locais e fomentando negócios que valorizam a sua biodiversidade e cultura”, acrescenta Figueiredo. 


As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do formulário de inscrição. Para mais informações, consulte o edital no site. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Centro de Empreendedorismo da Amazônia, via WhatsApp: (91) 98606-1674. 


Sobre o Fundo Hydro:  
O Fundo Hydro é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2019, quando as empresas Hydro, Albras e Alunorte uniram esforços em torno da construção de um futuro melhor e mais sustentável. O Fundo atua como mecanismo financeiro, através da realização ou apoio a projetos que se propõe a reduzir desigualdades, gerar renda, emprego, promover a cultura de base comunitária e preservar o meio ambiente, contribuindo para comunidades e cidades melhores e mais sustentáveis para todos e todas. Ao longo de dez anos, serão investidos R$ 100 milhões para potencializar projetos realizados pela e para a comunidade, com base nas principais demandas dos territórios, identificadas e definidas em processos com ampla e transparente participação social.  
 
Informações de imprensa: hydro@ideal-axicom.com


 

noticias imagem

Veja também