Consórcio BRC segue com inscrições abertas para edital de incentivo a projetos de pesquisa na Amazônia
O Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC) está com as inscrições abertas para o edital de apoio a projetos de pesquisa, relacionados aos objetivos do BRC e aos critérios e linhas de pesquisas descritas no edital.
O Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC), que desde novembro de 2024 está sob a gerência do Fundo Hydro, por meio do Instituto Peabiru, está com as inscrições abertas para o edital de apoio a projetos de pesquisa, relacionados aos objetivos do BRC e aos critérios e linhas de pesquisas descritas no edital.
Podem submeter propostas, pesquisadores de qualquer instituição, desde que os coordenadores estejam, obrigatoriamente, vinculados a uma das instituições parceiras: Museu Emílio Goeldi, Universidade Federal do Pará, Universidade Rural da Amazônia ou Universidade de Oslo.
Serão selecionados no mínimo quatro projetos com execução entre 24 e 60 meses, que receberão o orçamento para o financiamento das pesquisas, na ordem de R$ 11 milhões de reais.
"A Hydro acredita na ciência para a conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia", afirma Eduardo Figueiredo, Vice-Presidente Sênior de Sustentabilidade e Impacto Social da Hydro. "Este edital impulsionará projetos inovadores para a biodiversidade e o bem-estar no estado do Pará, especialmente, nos territórios onde a Hydro atua e a gerência do Fundo Hydro, que está nessa função desde o final do ano passado, enriquecerá ainda mais o programa, conectando sociedade, academia e indústria.", acrescenta.
As inscrições podem ser realizadas pelo site do BRC, até o dia 31 de julho de 2025. Todas as informações e detalhes da inscrição também estão disponíveis no site.
O BRC, fundado em 2013, é uma parceria entre a Hydro e quatro instituições de pesquisa: Universidade Federal do Pará (UFPA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade de Oslo (UiO). Desde o final de 2024, o Fundo Hydro gerencia a Secretaria do BRC por dois anos, via Instituto Peabiru.